Inventários Gerais

CONTAGEM-DE-ESTOQUE-300x150

Inventário físico geral

Contagem física de todos os produtos, através da leitura ou digitação de códigos de barras e ou códigos internos, com emissão de relatórios personalizados para cada tipo de necessidade do cliente.

 

É bom saber....

Segundo VERTES(1977), “Entre os instrumentos usados pela Contabilidade, o Inventário Geral é o mais importante, porque através dele podemos apurar o resultado de um exercício, dispensando qualquer auxílio dos Livros de Escrituração. Esse resultado assim apurado, será mais exato, correto e certo possível”.

Inventários Rotativos /Parciais/ Cíclicos

Contagem-2-300x200

Inventário Rotativo

Entender o estoque de uma empresa é fundamental para diminuir custos e aumentar a lucratividade. Atualmente, os estoques representam entre 25% e 40% do dos custos totais das empresas, destacando-se como setores essenciais de um negócio. De fato, não há como negar a importância de se dar atenção a esta área da organização.

O que é Inventário rotativo?

Inventário Rotativo ou Inventário Físico é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque. Este processo exige que o estoque seja contado em uma frequência pré-determinada (diária, semanal, mensal), sendo assim organizada em períodos cíclicos que acontecerão de acordo com a demanda de cada negócio.

Para que serve o Inventário Rotativo?

O Inventário Rotativo tem um objetivo simples: aumentar a precisão dos estoques. Quando se realiza uma recontagem programada e cíclica, fica mais fácil comparar as saídas do estoque contábil com o estoque físico. Desta forma, o inventário (que para muitas companhias é um motivo de preocupação) torna-se mais um aliado na contabilidade da empresa. Além disso, o processo de Inventário Rotativo consegue identificar e resolver, de forma sistemática e eficaz, problemas como avarias nos itens estocados, produtos impróprios para conservação e danificações. As empresas, assim, diminuem o volume de produtos a serem descartados e também conseguem prever com maior precisão se a quantidade de matéria-prima disponível atende às necessidades produtivas.

O Inventário Rotativo permite ainda que os artigos do estoque sejam contados de forma independente: neste sentido, itens que possuem maior rotatividade são contados em um intervalo de tempo menor, enquanto aqueles que possuem menor rotatividade passam pelo processo de contagem em intervalos maiores.

Como funciona o Inventário Rotativo na prática e quais as suas vantagens?

Em um Inventário Rotativo, uma pequena porção do estoque é escolhida para ser contada periodicamente. Esta seleção pode ser randômica ou semi-randômica, e à medida em que os erros são encontrados, eles vão sendo corrigidos. O Inventário Rotativo remove erros do sistema assim como um inventário anual, mas apresenta algumas vantagens importantes:

  • Ao aplicar este sistema, é possível ter uma precisão maior do estoque, já que os erros são removidos mais rapidamente do que são introduzidos;
  • O Inventário Rotativo custa menos para a empresa, já que é feito de maneira rotineira do trabalho e da operação;
  • Como não é necessário parar todo o estoque, apenas uma seção, os resultados são obtidos de forma rápida.

 

inventario-300x91

Inventários Parciais

Inventários parciais são as contagens focadas para aumentar a precisão e impulsionar as vendas. Seus clientes não podem comprar o que eles não vêem. Nós executamos o inventário do seu produto sazonal. As contagens são concluídas antes do impulso, garantindo que suas lojas sempre estarão devidamente abastecidas.

 

thumb-300x201

Inventário Cíclico

É um sistema de contagem do estoque diário. As contagens de estoques físicos são programadas de modo que cada item seja contado segundo uma programação predeterminada. Dependendo de sua importância, alguns itens são contados várias vezes durante o ano, enquanto outros não os são.O objetivo da contagem cíclica não é apenas encontrar erros no estoque, mas principalmente identificar a causa do erro e corrigi-la de modo que haja menor probabilidade nova ocorrência.

A CONTAGEM

A frequência de contagem tem como objetivo contar alguns itens a cada dia de modo que todos os itens do armazém sejam contados no ano, ou antes, de 12 meses. A frequência que cada item será contado no ano, dependerá de sua quantidade de movimentação ou de valor agregado.

O acompanhamento dos itens inventariados é feita de preferência por um WMS, ou através de um arquivo em excel pelo Supervisor ou responsável.

Critérios da contagem

Para atender o critério de seleção de itens a serem contados, deverá ser utilizada a classificação ABC ou fator FMS no estoque. A seleção dos itens deve ser definido de modo que o início da contagem seja feita à partir da primeira prateleira identificada no armazém, otimizando o lay-out.

O colaborador responsável pela execução da “Contagem Cíclica” , não deve ser da equipe que trabalha no armazém.

Por ocasião da seleção dos itens para contagem, recomenda-se que cerca de 20% dos itens selecionados sejam contados em prateleiras diversas, para que o trabalho não fique concentrado em uma área específica do armazém, caracterizando-se que aquele setor somente voltará a sofrer efeito de conferência quando do início de outro processo da Contagem Cíclica.

A meta anual deve ser a contagem do estoque no mínimo 2 vezes por ano. Em unidades onde há poucos itens estocados a contagem cíclica deve ser superior.

A contagem cíclica deve se fundamentar em + ou – 1% do total de itens estocados, sendo distribuídos seletivamente conforme descrito abaixo:

  • Classificação “A” (valores maiores) – 30% dos itens;
  • Classificação “B” (valores intermediários) – 17% dos itens;
  • Classificação “C” (valores pequenos) – 54% dos itens;

Após a contagem no Armazém, as quantidades encontradas deverão ser conferidas com o registro sistêmicos.

OCORRÊNCIAS

Os itens que apresentarem divergências deverão ser recontados para revalidação da primeira posição.

Caso persista a divergência, deverá ser feita uma verificação sobre a existência de documentos pendentes de recolhimento ou processamento de entrada no sistema.

Os itens divergentes terão que ser submetidos à análise de movimentação, para verificação de ocorrências indevidas, tais como processamento em duplicidade, entradas incorretas, etc.

Esgotadas todas as possibilidades de identificação das causas que geraram as ocorrências de discrepâncias, as sobras e faltas com quantidades, descrição e valores deverão ser incorporados a registro no WMS ou a uma planilha, para ser encaminhada a área de Controle de Inventário, na Controladoria.

Desenvolvimento de sistemas para inventário

slide02

Sistemas Personalizados

Nós da Lotuz Serviços-Inventários procuramos conhecer a fundo os processos dos nossos clientes para que possamos desenvolver sistemas web com qualidade e inteligência, resultando em automatização e diminuição dos custos.

Entre em contato e nos conte a sua necessidade.
Nossa equipe estudará seu caso e o ajudará com a melhor solução.

logo-lotuz

Fone: 65 3646-9509   Facebook.com/lotuzinventario   E-mail: contato@lotuzinventario.com.br  -  wagner@lotuzinventario.com.br  -  wagnerinvent@hotmail.com